X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
MENU

Dicas de Financiamento

Dicas de Financiamento

A compra de uma casa, apartamento ou lote exige um investimento bastante elevado. Por essa razão, muitas pessoas optam por diluir o pagamento desse bem ao longo do tempo e, para isso, financiar um imóvel é uma das melhores opções disponíveis atualmente. Utilizamos como exemplo a Caixa Economica Federal. 

Para alguns, o aluguel é uma boa opção porque não há necessidade de se comprometer com uma dívida cara e de longo prazo. Mas, muitos ainda preferem a estabilidade de serem donos da própria moradia e escolhem uma opção de investimento mais conservador.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo, listando os documentos necessários para financiar um imóvel pela Caixa Econômica Federal com o intuito de ajudar você a se preparar com antecedência. Vamos lá?

Como funciona o financiamento de imóveis pela CAIXA?
Atualmente, existem diversas formas de conseguir um financiamento, por meio de diferentes instituições financeiras. Porém, financiar um imóvel pela CAIXA proporciona uma segurança maior aos requerentes, por ser um banco estatal e, por isso, contar com chances menores de falência comparado ao setor privado.

Para ser aprovado em um financiamento da CAIXA, é preciso que o imóvel em questão e as formas de pagamento sejam aprovadas pela instituição. Em alguns casos, é possível optar pela carência e dar início à amortização do seu saldo devedor.

A respeito da parcela do financiamento, ela pode ser de até 30% da sua renda familiar bruta e o FGTS pode ser utilizado para quitar parte do valor do imóvel. Além disso, tanto para imóveis novos quanto para usados, a CAIXA disponibiliza uma linha de crédito habitacional de até 35 anos.

Quais são as etapas do financiamento imobiliário da CAIXA?
Com o passar do tempo, os processos de liberação de um financiamento foram se tornando menos burocráticos. Hoje em dia, para financiar um imóvel pela CAIXA, é preciso passar por 6 etapas principais. Confira!

1. Realize uma simulação
A CAIXA disponibiliza um sistema que permite que você faça testes com diferentes imóveis de interesse, tipos de financiamento e rendas. Isso não quer dizer que você terá as informações exatas de um contrato futuro, mas uma noção de prazos e condições.

2. Análise de crédito
Nesta etapa, será analisada toda a documentação necessária para financiar um imóvel pela CAIXA. De acordo com essa análise, você saberá qual o tipo de crédito mais adequado para a sua situação e se será possível fazer uso do seu FGTS.

3. Análise de engenharia
Se os seus dados pessoais e seu perfil forem aprovados nas etapas anteriores, o terceiro passo envolve a verificação do imóvel. O setor da CAIXA responsável fará uma visita ao local com o intuito de avaliar as condições de uso e valor de venda da propriedade.

4. Assinatura do contrato
Sem contar com a entrega do imóvel, essa talvez seja a etapa mais gostosa de todo o processo: a assinatura do contrato. Com tudo aprovado, é necessário registrar os documentos em cartório para que o crédito seja liberado.

5. Pagamento de prestações
Como nada na vida é de graça, o passo 5 representa o pagamento das parcelas mensais ao longo do prazo total estabelecido em contrato. Para isso, é possível optar pelo pagamento via boletos ou débito em conta.

6. Gestão do financiamento
Durante o pagamento do financiamento, é possível adequar as condições à sua realidade em cada momento. Se você contar com uma renda extra, é possível amortizar o saldo devedor. Da mesma forma, em casos de problemas financeiros, você pode fazer uma pausa no pagamento das prestações.